sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Tatuagem



Tatuagem é uma de minhas paixões nesta vida. Sou grande admirador da arte, da beleza, do simbolismo e da filosofia em suas mais variadas formas. O corpo tatuado seria uma fusão de todas essas particularidades de um indivíduo expressas de forma viva pela pele. Tatuagem é a forma de viver seus aprendizados, de transformar o oculto em presença e lembranças, alem de forma artística de expressar autencidade ou ainda gostos e preferencias sociais. O que me chama atenção neste cenário é que normalmente, por traz de cada tatuagem, existe uma história.

Sim, dói um pouco, mais nada que não se possa agüentar.

Tatuei Mens Sana In Corpore Sano nas costas, junto de duas estrelas de David, poucos meses atraz. Sempre fui fascinado por vida saudável (nem sempre seguidor deste fascínio) e pela atividade física.
O significado da tatuagem, no contexto moderno, seria algo como somente a mente saudável pode possuir um corpo saudável e vice-versa, o que de fato, não é verdade. Podemos ver pessoas lindas de corpo, mais doentes na cabeca. Pessoas que, pelo culto ao próprio corpo se transformam em narcisistas e conseqüentemente egoístas e orgulhosas. Este fator é ´´normal´´na atualidade, onde a imagem muitas vezes é mais importante que o conteúdo, para alguns. Vemos também gente com a saúde não tão confiável, porem dotadas de intelecto, ricas em conhecimento.
O que aconteceu foi que a geração atual adotou a frase em latim para justificar seus meios, principalmente aqueles que pensam que por terem saúde física são providas de alguma forma de superioridade. Porem não podemos generalizar de forma alguma, acho muito sensato uma vida equilibrada, visando o desenvolvimento do intelecto e da condição física.
Sempre fui freqüentador de academias, funciona para mim como medicação, pois é onde extravaso energia acumulada e recebo em troca melhorias na qualidade física. Alcanço desta forma uma tranqüilidade enorme que ajuda no bem-estar mental.


O real significado da frase provem do poeta romano Juvenal que viveu entre o primeiro e o segundo século. A intenção de seu poema foi de mencionar que devemos procurar na vida principalmente equilíbrio. Pedir a Deus coisas úteis para nosso ser, para nossa evolução.

É uma crítica sobre aqueles que oram pedindo para Deus satisfazer seus desejos mundanos.
Esta é a citação original de Juvenal em latim:
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
E então a tradução seria mais ou menos assim:

Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.

As duas estrelas de David é uma forma de homenagem aos meus ante-passados. Meu bisavô era judeu e viveu durante o holocausto. Toda a família foi capturada e assassinada nos campos de concentração, somente ele conseguiu escapar e veio refugiado para o Brasil. Se casou e constituiu família, e, aqui estou eu.

E alem destes significados, as estrelas em linguagem bíblica sãos escudos de Deus, que nos afastam de todo o mal. No mais, a maioria das tatuagens tem um significado oculto, eu aconselho a aqueles que pretendem fazer, optar por uma que tenha relação direta com a vida do indivíduo em questão, assim se forma uma relação fiél com sua tatuagem, impedindo futuros arrependimentos.
Pretendo fazer em breve uma grande imagem do Deus hindu Shiva nas minhas costas, figura repleta de simbolismos e significados, todos interligados a virtude e ética. Mais essa é uma outra história.

Vários significados, alem de história, curiosidade e informação sobre tattoo podem ser encontrados neste blog:

http://estimulanet-tattoo.blogspot.com/2008/09/significado-de-tatuagens.html
.
A linda tatuagem do início da postagem pertence a amiga Déia, e os créditos são de do Galo Tattoo, São Paulo.
O Shaman

Um comentário:

  1. Sem palavras.... concordando aqui em gênero, número e grau... Obrigada pelo apoio à minha arte, é uma honra estar por aqui! :)
    Grande beijo!
    Namastê!

    Déia :)

    ResponderExcluir