quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ocultismo, sociedade e fé


Acordamos todos os dias. As vezes mau-humorados, as vezes energéticos e dispostos. Comemos alguma coisa, escovamos os dentes (normalmente) e partimos para luta. Podemos esperar um dia rotineiro e longo, mais também podemos ter surpresas desagradáveis ou não.

No caminho para o trabalho, escola, ou para qualquer outro lugar, observamos uma sociedade parcialmente organizada. Vemos gente apressada na rua, falando ao celular. Olhamos alguns outdoors anunciando produtos caros, enfim vemos coisas ``normais`` em seus devidos lugares e simplesmente nos acostumamos com esta vida.

Estamos cientes que vivemos em uma sociedade capitalista. Mais do que cientes, em muitos casos, arrisco, seguidores desta religião criada pelo homem para simplesmente atender seus desejos mais egoístas e materiais. Não temos culpa, nascemos sobre este contexto. Fomos ensinados a viver desta forma, e cada vez mais somos levados a viver de forma individual, cada vez mais nosso ego se torna voz ativa em nossas mentes e passamos a viver de imagem.

Consequentemente, se pararmos um pouco e respirar, descobriremos que temos uma certa ansiedade natural. Normalmente atribuímos esta ansiedade a acontecimentos e possíveis fatores do cotidiano, ligados muitas vezes a causas dramáticas, como emprego, família, romances entre outros. Mais se conseguirmos olhar para dentro veremos que de fato essa ansiedade provem de outro lugar, um lugar muito perto de cada um que é o verdadeiro eu, muitas vezes aprisionado em sistemas sofisticados que impedem a expansão do ser.

Todos sonhamos com a tal felicidade, que talvez seria o cessar desta ansiedade e a total convivência com uma admirada paz interior.

Exatamente neste ponto que busquei o oculto. Quando me deparei com uma vida sem sentido e injusta, quando captei alguns acontecimentos que muitas vezes passavam despercebidos. Passei então a ver o mundo, as formas, a natureza com outros olhos. Passei a viver pelo oculto.

Antes de tudo é importante ressaltar que não explicamos o ocultismo. As palavras usadas para defini-lo são meramente superficiais, senão insuficientes para representar com clareza todos os atributos favoráveis a um individuo que busca compreender o universo livre de aprisionamentos mentais. Para passar a enxergar o que os olhos não vêem, é necessário querer, mais querer com vontade uma fé louca que supera o ceticismo natural da personalidade humana, fruto dos sistemas a qual estamos acostumados. Muitas vezes o oculto é imposto para você, muitas vezes certos acontecimentos na vida te deixam intrigado e curioso, e então, passamos naturalmente a perceber certas coisas, é uma questão de estar atento aos detalhes. Pessoas ligadas ao ocultismo geralmente recebem esta clarividência em seus genes, não muito raro toda uma família tem ligação com o oculto.

No mais o ocultismo esta presente em todos os seres-humanos, cabe a cada um busca-lo.
Dando uma definição dinâmico sobre o significado de ocultismo, a resposta mais elaborada seria que não existe significado em si, uma vez que é uma ciência sem precisão, é algo que vem de dentro e é entendida e interpretada de diversas maneiras.

O ocultismo é a ciência que estuda a compreensão do universo, é a ciência que desvenda os segredos da natureza e que controla o destino da humanidade

O exemplo mais comum de ocultismo são as próprias religiões em si, todas têm explicações vastas e detalhadas sobre as questões sem respostas na qual vivemos no hoje. A maioria fornece um caminho sobrenatural para ser seguido e dar razão ao viver de forma direta e imposta, sem dar espaço ao homem viver e contestar sua fé. Essas são as religiões que não aceitam ideologias contrarias aos seus métodos, pois sabem do medo que o homem sente do inesperado, da incógnita, e, desta forma podem manipular a mente do homem, o impedindo de buscar seu próprio caminho e a sua própria natureza, uma vez que foi criado e mantido constantemente sobre este contexto. Como na sociedade que vivemos, as pessoas se acomodam com o que lhe é imposto, e vivem desta forma.

O que quero dizer, que o ocultismo não se resume em apenas um caminho. Entender os mistérios da vida exige muita curiosidade e estudo, é como um grande quebra-cabeça.

São dominados magos, bruxos, yogue, médiuns, sensitivos, entre diversas outras definições, aqueles que correm por estes caminhos sombrios e pouco explorados. Podem parecer definições chocantes e fantasiosas, mais os magos modernos estão em grande quantidade. Pessoas que menos esperamos muitas vezes são grandes estudiosos da ciência oculta.

A grande procura por estes caminhos revela simplesmente o interesse das pessoas de se descobrirem, conhecer ao certo o porque de sua existência, saber quem é realmente o eu interior e para o que afinal estamos aqui. Intender de fato qual nossa missão perante ao mundo.
Uma coisa tenho certeza, estamos aqui para fazer algo por toda humanidade. Uma vez que a vida e toda a criação foi desenvolvida para nós, temos que viver em base de agradecimento, que se constituem basicamente em atitudes não egoístas, o que seria de fato um amor incondicional.

No decorrer de minhas postagens neste blog, falarei um pouco sobre os métodos que procuro para atingir minha paz. Não são necessariamente os métodos corretos ou únicos, mais foram revelados com muita meditação e vivencia.

O verdadeiro mago deve estar livre. Liberdade na mente significa não aceitar sistemas sem antes entendê-los, uma vez que todas as historias podem ser analisadas de vários pontos. O mago é um devorador de conhecimento, ele não se contenta com apenas um lado da historia, ele precisa sentir, interagir, viver o conteúdo e, por fim, absorver tudo aquilo que lhe trará evolução.

Busquei entender a essência humana lendo muito sobre vários pontos de vista religiosos, além de confiar na intuição natural que possuimos.

Meu interesse maior é o desenvolvimento do espírito. Na minha concepção somos seres imortais, nossa alma é única e mutável. E é correr atraz desta evolução que me mantém cheio de vida. É saber que este mundo que vivemos é pura ilusão e passageiro que me faz ser paciente e aceitar os acontecimentos com sabedoria. Tento sempre absorver a virtude na dor, a vitória no fracasso, a luz na escuridão. Minhas ideologias são voltadas para o altruísmo, caminho glorioso que nos aproxima de Deus. Mais o que é Deus? Cabe a cada natureza humana encontrar a resposta com meditação, silencio e vida. Nada melhor que o dia após dia nos trazendo pistas e acrescentando sabedoria, nos fazendo aproximar da paz interior.

Quando passamos a entender o significado de viver, quando descobrimos a verdade, o ``mundinho´´ capitalista mencionado no início, transforma-se em algo fútil, algo desnecessário.

Não digo que devemos sair da sociedade, viver isolados. Pelo contrario. O sábio vive nela tão bem quanto aos que a aceitam e deixam por isso. Mais o sábio faz sua parte pela a mudança, ele tenta expressar seu ponto de vista para a construção de uma sociedade mais justa a todos. O sábio quer que todos enxerguem seu verdadeiro eu, desta forma as coisas iriam se ajeitar, a humanidade buscaria outros métodos mais racionais para organizar as coisas.
A humanidade precisa enxergar o que é realmente Deus com seus próprios olhos, não seguindo ideologias já prontas. Nossa consciência é infinita, vir para esta vida e sair dela sem buscar por conhecimento é a mesma coisa que passar em branco, somente como espectador. Este é meu ocultismo. Dentro do meu ocultismo, existe Deus, e esta é a minha definição sobre Ele:

Meu Deus é o Deus do amor. Das atitudes nobres e da contribuição para a construção de uma humanidade mais digna, mais humana.
E os caminhos para se chegar a ``este Deus`` esta em todas as escrituras que visam acima de tudo o desenvolvimento de um espírito nobre e honrado que segue seus passos na terra com dedicação e solidariedade.
Eu vejo o mundo, o universo, todas as coisas provenientes da mesma máteria, a máteria criadora.
As nossas atitudes zelam pela manutenção do universo, e nos fazem aproximar desta verdade Divina. Quanto mais ajudamos, quanto mais amor doamos ao próximo sem nada esperar em troca, mais livres nos tornamos.
Esta e outras de dizer sobre um ``Deus verdadeiro`` são meramente palavras do homem. O ser humano não faz ideia da verdadeira essência de Deus. O único sentimentos que temos para compreender sua existência é a paz interior e a liberdade que sentimos quando praticamos o bem e pensamos alem de nos mesmos.
O fator Deus verdadeiro mencionado por muitos é basicamente fruto das religiões dos homens e de seus interesses materiais anexados ao nome de uma Superioridade Divina. Deus esta dentro de cada um. você precisa apenas de você mesmo para reconhecer isso.
O ser-humano é racional, o ato de raciocinar é o maior bem que temos, é o maior Dom, o maior presente que nos foi dado. Fico triste em saber que muita gente não sabe usufruir deste mecanismo sagrado.
Eu li tudo sobre a maioria das religiões dos homens. Fácil verificar aonde a verdadeira essência de Deus esta viva, e é mais fácil ainda descobrir onde a pseudo verdade do homem conturba a mente do próximo impedindo o mesmo de olhar mais adiante, de enxergar além do que os olhos podem ver.

A minha Intenção com este blog é de transmitir o que aprendi para o próximo, sem nenhum interesse além do compartilhamento de informação. Desejo apenas que as pessoas sejam menos egoístas e descubram o verdadeiro sentido da vida. Postarei vários assuntos sobre religião, filosofia, meditação, etc. Tudo da maneira mais simples possível. Espero do fundo do coração que gostem!

Luz e paz para todos.

O Shaman.

Um comentário:

  1. Na clareza das palavras deste texto posso peceber o quanto a vida pode ensinar, o quanto á pessoas que aproveitam as oportunidades que a vida da a todo momento, vc meu amigo é uma pessoa de muita luz.Simplismente nasceu para brilhar... Beijos.... ANGEL

    ResponderExcluir